quarta-feira, 25 de maio de 2011

Entenda o processo de divulgação e obtenha melhores resultados em seus eventos




Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


As novas tecnologias de informação e comunicação têm estimulado as pessoas a serem agentes ativos no difusão de novas ideias e conceitos. A atividade de divulgação, antes unidirecional e restrita somente aos profissionais de imprensa, relações públicas e publicitários, cada vez mais torna-se parte de nosso dia a dia. Mais do que uma atividade no cotidiano, a comunicação é um direito humano.

Estamos nos tornando assessores de comunicação. Mas ter acesso a equipamentos e à rede não significa necessariamente que vamos obter bons resultados em uma divulgação. É importante aprender os fundamentos básicos desta atividade.

Buscando compartilhar o meu processo de aprendizado e contribuir com o trabalho das pessoas que necessitam organizar eventos, sejam elas amadoras ou profissionais, estou criando este blog. Será também um canal de comunicação para as pessoas interessadas em fazer o curso "Aprenda a divulgar o seu evento".

Nosso cardápio inicial será uma conversa sobre os seguintes temas que considero fundamentais ao se pensar na divulgação de um evento:

– público alvo
– contexto
– cuidados na produção do conteúdo
– materiais para divulgação
– meios para divulgação
– período da divulgação
– quem vai fazer a divulgação?
– relação com os meios de comunicação
– planejamento da divulgação
- relação entre público e contexto
- relação entre conteúdo, materiais e meios
- conceito de timing: senso de oportunidade
- relação custo/benefício
- excesso de perfeccionismo x realização
- presença digital saudável
- processo de avaliação continuado

Neste blog também vou utilizar materiais de eventos que recebo para falar sobre divulgação.

É um prazer me comunicar com você.

Um grande abraço!

Alê Barreto
Produtor Cultural Independente


*********************************************************************************



* Alê Barreto é um administrador e produtor cultural independente. Trabalha com foco na organização e qualificação dos profissionais de arte, comunicação, cultura e entretenimento. É autor do livro Aprenda a Organizar um Show, primeira publicação livre e gratuita no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows, escreve para o site Overmundo e para a revista Fazer e Vender Cultura.

Ministra cursos, oficinas, workshops e palestras. Já atuou em capacitação de grupos culturais em parceria com o SEBRAE AC. Presta consultoria e assessoria para artistas, empresas e produtores.

Contato: (21) 7627-0690 Rio de Janeiro - RJ - Brasil




Alê Barreto é cliente do Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário